Tendo em vista a dificuldade que alguns alunos apresentam na leitura e escrita, verificou-se a falta do hábito de leitura resultando assim, na defasagem da assimilação, interpretação e compreensão de gêneros textuais diversos.
Partindo então dessa análise, elaboramos o “Projeto Caderninho de Leitura”.
Em geral as crianças sentem-se muito atraídas pelas músicas, poemas, parlendas, piadas, contos de fadas, fábulas dentre outros gêneros textuais com ritmo e sonoridade no qual acaba divertindo e ensinando, sendo assim favorecendo as atividades com leitura e escrita. A necessidade do caderninho de leitura surgiu da observação de que muitas crianças se interessam a ler “leitura” de textos que já sabiam de cor (músicas, poemas, parlendas, piadas, listas de nomes de familiares e amigos e outros textos de conteúdo conhecido).
A observação dessa prática motivou a proposta de organizar um caderno de leitura contendo diferentes tipos de textos conhecidos das crianças, como apoio à alfabetização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário