quinta-feira, 16 de junho de 2011

PRÓ-INFANTIL – CHEGOU AO FIM A FORMAÇÃO DO GRUPO III.

                 No dia 18 de junho encerra a formação do Programa de Formação Inicial de Professores em Educação Infantil – grupo III. No dia 11/06 aconteceu o último encontro quinzenal, no qual se reuniram tutoras e cursistas para o cumprimento da agenda nacional. Nesse encontro, além dos itens de praxe como conteúdos dos guias de estudos, práticas pedagógicas, falou-se sobre os ganhos, aprendizados, saudades e perspectivas para o futuro que cada professora cursista tem para suas vidas após a conclusão do programa.
            Depois de quase dois anos de estudos, exercício docente, reflexões sobre o desenvolvimento infantil, organização da escola e da sala de aula, contato com as famílias das crianças dentre outros temas, as cursistas apontaram que o aprendido foi apreendido e isto denota a preparação efetiva para a prática docente. O Grupo III iniciou com vinte e duas cursistas e encerrou com quinze em Colorado.
            Este grupo foi lapidado no processo de formação: quinze servidoras que ousaram sonhar com o exercício da docência e se dedicaram para torná-lo possível. Para a realização desse sonho contaram com o apoio do senhor Prefeito Municipal Anedino Carlos Pereira Junior que firmou acordo de parceria junto ao MEC, através da Agência Formadora de Colorado do Oeste, para a execução do curso e a Secretária de Educação, Fátima Notaro, que tomou para si o compromisso firmado pelo Prefeito junto ao grupo de cursistas. A ambos nossos agradecimentos.
Foram inúmeras as aprendizagens adquiridas nesse período. Todavia, o que se leva na bagagem da convivência com as crianças é muita sabedoria, pois elas são grandes mestres: ensinam-nos que perdoar é divino e só os puros de coração e alma são capazes de tal ato. Ensinam-nos que sorrir é fácil, quando o coração está leve, por que não mora nele rancor nem pesar.  Outro ensinamento imprescindível: a brincadeira. E como ela é útil para o exercício do corpo, da mente, do ânimo, do prazer e da felicidade. A leitura teve lugar cativo na formação das cursistas e não poderia ser diferente, afinal a formação é docente e, como ser professor sem ser leitor?
Embora todos os aprendizados, ensinamentos trocados nesse período tenham sido importantes, cremos que nada foi mais significativo do que ter aprendido a ouvir as crianças. Ao ouví-las, nos demos a oportunidade de repensar muitas coisas: quem somos como mães, esposas, servidoras, amigas, filhas, enfim, quem somos como pessoas. As crianças têm algo de tão mágico, verdadeiro, dinâmico, vivo, genuíno, cativante, dócil, que é difícil não se apaixonar por elas no exercício da função docente.
Com o Pró-Infantil aprendemos que existe muito a ser feito na e pela Educação Infantil; o processo está em andamento, em construção e há aprendizagens valiosas que precisam ser apreendidas e transformadas em ação, em atitude, em valor, pois, parafraseando Rubem Alves, é assim que professores não morrem jamais.
A todos que se envolveram na realização desse sonho como os familiares, amigos, diretores das escolas, professores regentes que compartilharam o espaço precioso da sala de aula com as cursistas, que as ensinaram tanto e tanto aprenderam com elas e suas práticas, os mais sinceros agradecimentos. Também aos Prefeitos Municipais, Secretários de Educação e Representantes de Ensino, aos Tutores e Professores Formadores, APEIs, Coordenadores das AGFs, Equipe Estadual, Unir, enfim, a todos que direta e indiretamente contribuíram para o sucesso de mais uma formação do Pró-Infantil.
Finalmente, agradecemos às nossas queridas crianças, pois sem elas esse sonho não tinha razão de ser. A cada uma, onde estiver muito obrigada por tudo que nos ensinou. Deus abençoe e nos dê sabedoria para conduzi-las nos caminhos da felicidade. Mil beijos para vocês.
Lucia Maria da Silva Borges é tutora do Grupo III – Pró-Infantil – Colorado/RO

Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
SEMECOL - 4 anos de sucesso e informações! Obrigado pela visita.

Homologação do Processo Seletivo 2017

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº001/PMCOL/2017 – SEMEC

Informativo SEMEC 3

Informativo SEMEC 2012

INFORMATIVO MAIO/JUNHO-2012

Maio
View more documents from gracabt2011.

INFORMATIVO 2 SEMEC

INFORMATIVO 1 SEMEC