sexta-feira, 9 de agosto de 2013

APÓLOGO: O BULE E A XÍCARA.

Este é um trabalho feito com os alunos do 5º ano da Profª Margarida da E.M.E.F. Getulio Vargas.

APÓLOGO: O BULE E A XICARA
Alunos do 5º ano da EMEF Getulio Vargas
Profª Margarida A. de Melo Nobrega
                Após o café da tarde, sobre a mesa da varanda, a xícara disse para o velho bule:- Ah!...eu sou a bela peça da copa!
 Ao que respondeu o bule:-  Tú? Ora esssa!
- Sim! Sou a mais bela peça e a mais importante também! Retrucou a xícara indignada.
-É mesmo? Perguntou a xícara com ironia.
- Pode rir bule velho disse a xícara fechando a cara.
-Ora, não me leves a mal. Tu sabes que gosto muito de ti disse amigavelmente o bule cheio de chá. Mas dona xícara ignorando o senhor bule continuou a discorrer sobre suas qualidades admiráveis.
Então apareceu um gato preto, na escuridão  e disse: - Não me leves a mal mas por que estão discutindo?
Assustados pararam de brigar, abraçaram um ao outro com medo e acabaram caindo do armário, mas foram salvos pelo gato que disse:- Desculpe se assustei vocês.
Olhando um para o outro perceberam que tinham um amigo que poderia ajudá-los nas suas discussões e perguntou ao bule:- E tú gato, o que está fazendo por aqui? Ouvi as discussões de vocês e vim ver o que estava acontecendo, se puder ajudá-los...
-É a minha beleza que esta em discussão disse a xícara.
-Como assim? Perguntou o gato.
-É a xícara que se acha a mais bela peça do armário respondeu o bule.
-Sim, todos me acham bonita retrucou a xícara.
-É você é bonita, mas precisa do bule para servir sua dona disse o gato.
-É verdade, todas as vezes que a nossa dona vai tomar chá ocupa a nós dois respondeu o bule.
-Não estamos discutindo trabalho e sim minha beleza disse a arrogante xícara.
-Deixe de ser orgulhosa, você precisa de mim para colocar o chá retruca o bule.
 A xícara então disse: E outra seu bule velho, eu sou mais nova que você!
- Como assim? Pergunta o bule indignado.
- Calma aí pessoal... Você xícara, e você bule, foram comprados no mesmo dia e são pintados iguaiszinhos explicou o gato.
- É verdade, somos um conjunto! Admirou o bule.
- Você é bonito, mas eu continuo a mais bela disse a vaidosa xícara.
- Vocês têm que respeitar a beleza um do outro, pois cada um é feito para servir alguém de uma forma, explicou o gato.
Os dois se olharam e perceberam que o importante mesmo não é só a aparência, nem a idade mas sim, o coração.
Tornaram-se amigos e com o passar do tempo a dona da casa emprestou o bule para sua filha mais velha que morava nos Estados Unidos. A xícara começou a sentir saudades do seu amigo e queria vê-lo, mas tinha que atravessar o mar, o deserto e ela não tinha como fazer isso, então a tristeza tomou conta do seu coração.
Numa tarde, quando a xícara estava servindo sua dona com saudade do bule, mal ela esperava foi servida com chá pelo seu amigo que voltara para sua casa. Muito surpresa ela disse: -Oi você por aqui!
-Sim sou eu, respondeu o bule.
- Como assim? Questionou a xícara.
- A filha da dona me trouxe de volta para sempre. Não vou mais viajar, disse o bule.
-E lá, tinha peça bela como eu? Perguntou a xícara.
-Sim. Um pouco diferente de você, respondeu o bule.
- Diferente como? Quis saber a xícara.
-Ah! Você, mesmo sendo mais velha, cuidou da sua beleza. Valeu a pena tu ter sido vaidosa. Respondeu o bule.
-Eu sei que sou “chique” disse a xícara toda orgulhosa.
-Você é bonita, mas não seja tão orgulhosa disse o bule.
-Não sou orgulhosa, estou alegre novamente. Respondeu a xícara.
O gato escutou a conversa das duas peças e viu a grande amizade que havia entre eles. Interrompendo os dois, falou: -Você merece a beleza que tem.
-Somos preciosas peças, disseram o bule e a xícara.
-E eu admiro seus trabalhos com as pessoas, disse o gato.
-Servimos com amor, falou o bule.
-Eu dedico meus donos com carinho, falou a xícara.
Naquela casa todos compartilhavam uns com os outros em tudo que faziam e mostravam interesse em seus trabalhos.




Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
SEMECOL - 4 anos de sucesso e informações! Obrigado pela visita.

Homologação do Processo Seletivo 2017

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº001/PMCOL/2017 – SEMEC

Informativo SEMEC 3

Informativo SEMEC 2012

INFORMATIVO MAIO/JUNHO-2012

Maio
View more documents from gracabt2011.

INFORMATIVO 2 SEMEC

INFORMATIVO 1 SEMEC