segunda-feira, 29 de abril de 2013

1º DE MAIO - DIA DO TRABALHADOR



Estados Unidos - O início
Comemorado no dia 1º de Maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.
Essa manifestação teve como base as condições humilhantes e desumanas que eram impostas aos trabalhadores e a enorme carga horária de trabalho pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 03 de Maio, houve vários confrontos entre os manifestantes com a polícia. Esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de vários trabalhadores. As manifestações e os protestos ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.
França
Em Paris, 20 de junho de 1889, a central sindical chamada de Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de trabalho por dia. No dia 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1º de maio como feriado nacional.
Rússia
A Rússia foi o segundo país a adotar a data comemorativa, em 1920.
Brasil
No Brasil, a data foi consolidada em 1924, no governo do presidente Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o Dia 1º de Maio, como o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador, sendo considerado feriado em muitos deles.

Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
SEMECOL - 4 anos de sucesso e informações! Obrigado pela visita.

Homologação do Processo Seletivo 2017

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº001/PMCOL/2017 – SEMEC

Informativo SEMEC 3

Informativo SEMEC 2012

INFORMATIVO MAIO/JUNHO-2012

Maio
View more documents from gracabt2011.

INFORMATIVO 2 SEMEC

INFORMATIVO 1 SEMEC