domingo, 16 de setembro de 2012

Open Library: todos os livros do mundo on line



O site Internet Archive pretende catalogar e digitalizar todos os livros já publicados no mundo, com acesso total. 
Patrocinado pelas Bibliotecas do Estado da Califórnia, o empreendimento conta com uma equipe de digitalizadores e programadores que fazem parte do trabalho de integração da obra para o mundo virtual. Mas o que parece uma tarefa impossível, tem um trunfo importante nas mãos. O site já conta com a ajuda de todos os usuários para adicionar ao menos um livro e colaborar com a missão. A campanha é intensa e pede que cada vez que o leitor usar o site para algum fim, cadastrar e enviar mais um livro. 
O Open Library é o software criado para receber esses dados disponíveis para download ou leitura online. Os formatos são PDF, Epub, Plain text, DAISY, ePub, MOBI e DjVu. NO momento já conta com obras em 50 idiomas e mais de 1 milhão de títulos disponíveis. 
A ideia já está sendo propagada no Brasil a aguardada por todos os que adoram devorar livros e não querem perder tempo. O projeto é aberto, com dados acessíveis a todos e fácil utilização. 
Entre o acervo é possível encontrar preciosidades históricas de museus, universidades e instituições religiosas, além de possuir aproximadamente 200 mil títulos juridicamente protegidos pertencentes a 350 bibliotecas de 80 países. Para solicitar um livro emprestado basta se cadastrar. Os livros fiquem disponíveis por duas semanas. Para fazer download ou ler online não há necessidade do cadastro. 
Já tem obras de brasileiros, como Jorge Amado, Paulo Coelho, Rubem Fonseca, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Cecília Meirelles, Cora Coralina, e dos internacionais José Saramago, Gabriel Garcia Marques, Woody Allen, Platão, Sartre e muito mais escritores e textos.
Fonte: http://catracalivre.folha.uol.com.br/2012/03/baixe-mais-de-1-milhao-de-livros-de-forma-legal/

Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
SEMECOL - 4 anos de sucesso e informações! Obrigado pela visita.

Homologação do Processo Seletivo 2017

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº001/PMCOL/2017 – SEMEC

Informativo SEMEC 3

Informativo SEMEC 2012

INFORMATIVO MAIO/JUNHO-2012

Maio
View more documents from gracabt2011.

INFORMATIVO 2 SEMEC

INFORMATIVO 1 SEMEC