domingo, 24 de junho de 2012

PROJETOS DA ESCOLA GETULIO VARGAS



PROJETO “VIAJANDO NA LEITURA”
E.M.E.F. GETULIO VARGAS
2º EIXO ESQUINA COM A LINHA 6 (DISTRITO DE NOVO COLORADO)
JUSTIFICATIVA
A cultura é um fator de grande importância para a formação do cidadão, para que o homem tenha consciência de si mesmo, para construção do conhecimento, para o entretenimento, para a estruturação de uma sociedade mais igualitária e competitiva e somos conhecedores de um fato, no mínimo alarmante, de que os brasileiros não possuem o hábito de ler e, em muitos casos, não compreendem o que lêem, assim, resolvemos criar uma proposta que tem como principal objetivo o incentivo à leitura, entendimento, escrita e divulgação da cultura.
Vivemos, hoje, um processo cultural onde a disseminação dos recursos audio-visuais facilita a comunicação social sem exigir um maior empenho nas práticas de leitura e produção de textos. Corremos o risco, com isso, de não habilitarmos nossos estudantes a um domínio mais completo da linguagem, multiplicando apenas nosso consolidado analfabetismo funcional.
            Neste sentido, o projeto Viajando na Leitura visa contribuir para a melhoria da educação através da inserção sistemática de processos de leitura prazerosa, dinâmica, contextualizada e crítica, sensibilizando os alunos para o gostar de ler, encantar-se e distrair-se, desenvolver a imaginação, a criatividade, a linguagem, o processo de comunicação e reflexão e também para que as dimensões prazerosas e funcionais do manuseio da língua sejam incentivadas na formação escolar e cultural.
*Este Projeto consiste em se colocar caixas com livros de literatura, gibis, informes, etc., nos ônibus escolares que levam alunos de diversas linhas rurais até a escola.

PROJETO “CADERNINHO DE LEITURA”
E.M.E.F. GETULIO VARGAS
2º EIXO ESQUINA COM A LINHA 6 (DISTRITO DE NOVO COLORADO)
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a dificuldade que alguns alunos apresentam na leitura e escrita, verificou-se a falta do hábito de leitura resultando assim, na defasagem da assimilação, interpretação e compreensão de gêneros textuais diversos.
Partindo então dessa análise, elaboramos o “Projeto Caderno de Leitura na Escola”.
Em geral as crianças sentem-se muito atraídas pelas músicas, poemas, parlendas, piadas, contos de fadas, fábulas dentre outros gêneros textuais com ritmo e sonoridade no qual acaba divertindo e ensinando, sendo assim favorecendo as atividades com leitura e escrita.
A necessidade do caderninho de leitura surgiu da observação de que muitas crianças se interessam a ler “leitura” de textos que já sabiam de cor (músicas, poemas, parlendas, piadas, listas de nomes de familiares e amigos e outros textos de conteúdo conhecido).
A observação dessa prática motivou a proposta de organizar um caderno de leitura contendo diferentes tipos de textos conhecidos das crianças, como apoio à alfabetização.
*Com este Projeto, os alunos confeccionarão um caderninho com suas produções.

Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
SEMECOL - 4 anos de sucesso e informações! Obrigado pela visita.

Homologação do Processo Seletivo 2017

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº001/PMCOL/2017 – SEMEC

Informativo SEMEC 3

Informativo SEMEC 2012

INFORMATIVO MAIO/JUNHO-2012

Maio
View more documents from gracabt2011.

INFORMATIVO 2 SEMEC

INFORMATIVO 1 SEMEC