PROJETO
“VIAJANDO NA LEITURA”
E.M.E.F.
GETULIO VARGAS
2º EIXO
ESQUINA COM A LINHA 6 (DISTRITO DE NOVO COLORADO)
JUSTIFICATIVA
A cultura é um fator de
grande importância para a formação do cidadão, para que o homem tenha
consciência de si mesmo, para construção do conhecimento, para o
entretenimento, para a estruturação de uma sociedade mais igualitária e
competitiva e somos conhecedores de um fato, no mínimo alarmante, de que os
brasileiros não possuem o hábito de ler e, em muitos casos, não compreendem o
que lêem, assim, resolvemos criar uma proposta que tem como principal objetivo
o incentivo à leitura, entendimento, escrita e divulgação da cultura.
Vivemos, hoje, um processo
cultural onde a disseminação dos recursos audio-visuais facilita a comunicação
social sem exigir um maior empenho nas práticas de leitura e produção de
textos. Corremos o risco, com isso, de não habilitarmos nossos estudantes a um
domínio mais completo da linguagem, multiplicando apenas nosso consolidado
analfabetismo funcional.
Neste sentido, o projeto Viajando na Leitura visa
contribuir para a melhoria da educação através da inserção sistemática de
processos de leitura prazerosa, dinâmica, contextualizada e crítica,
sensibilizando os alunos para o gostar de ler, encantar-se e distrair-se,
desenvolver a imaginação, a criatividade, a linguagem, o processo de
comunicação e reflexão e também para que as dimensões prazerosas e funcionais
do manuseio da língua sejam incentivadas na formação escolar e cultural.
*Este Projeto consiste em se colocar caixas com livros
de literatura, gibis, informes, etc., nos ônibus escolares que levam alunos de
diversas linhas rurais até a escola.
PROJETO
“CADERNINHO DE LEITURA”
E.M.E.F.
GETULIO VARGAS
2º EIXO
ESQUINA COM A LINHA 6 (DISTRITO DE NOVO COLORADO)
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a
dificuldade que alguns alunos apresentam na leitura e escrita, verificou-se a
falta do hábito de leitura resultando assim, na defasagem da assimilação,
interpretação e compreensão de gêneros textuais diversos.
Partindo então dessa
análise, elaboramos o “Projeto Caderno de Leitura na Escola”.
Em geral as crianças
sentem-se muito atraídas pelas músicas, poemas, parlendas, piadas, contos de
fadas, fábulas dentre outros gêneros textuais com ritmo e sonoridade no qual
acaba divertindo e ensinando, sendo assim favorecendo as atividades com leitura
e escrita.
A necessidade do
caderninho de leitura surgiu da observação de que muitas crianças se interessam
a ler “leitura” de textos que já sabiam de cor (músicas, poemas, parlendas,
piadas, listas de nomes de familiares e amigos e outros textos de conteúdo
conhecido).
A observação dessa prática
motivou a proposta de organizar um caderno de leitura contendo diferentes tipos
de textos conhecidos das crianças, como apoio à alfabetização.
*Com este Projeto, os alunos confeccionarão um
caderninho com suas produções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário