quarta-feira, 18 de maio de 2011

Conheça o Formação pela Escola

TUTORA: Professora Ileide de Sousa Coutinho Lúcio
Articulação / Formação pela Escola:
MEC/FNDE/PDE/PAR
Objetivo do Programa – estabelecer parâmetros sobre todos os Programas do FNDE.
Adesão Formação pela Escola – 2010 -2011 - Implantado em 2010 no  município, sistema de parceria SEDUC/SEMEC, contemplando o PAR – Plano de Ações Articulada do Município.
Finalidade – capacitar pessoas envolvidas ou que pretendem envolver-se com a execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e o controle social das ações e programas educacionais financiados pelo FNDE.
Metodologia - ensino-aprendizagem à distância,  por meio de material didático impressos – com os quais o cursista realizará seus estudos de forma autônoma, um sistema de tutoria com o suporte de dois encontros presenciais   um inicial e outro encontro final com duração de 4 horas cada um, totalizando carga horária presencial de oito horas  mais  32h, na modalidade a distância, onde os cursistas respondem as atividades na plataforma Moodle e a auto-avaliação no SIFE. Os cursistas também elaboram o trabalho de conclusão   final do curso.
MÓDULO COMPETENCIAS BÁSICAS
A primeira fase do Programa Formação Pela Escola  ocorreu no  período: 12/08/ A 30/09/2010 atendeu  2 turmas num total de 79 cursistas sendo: profissionais das escolas  e Secretarias Municipais, Estaduais  REN, SEMEC, INCRA e Acadêmicos, proporcionou conhecimentos sobre políticas públicas educacionais implementadas pelo governo federal. O Módulo de Competências Básicas é obrigatório a todos os alunos que irão participar dos cursos oferecidos pelo Programa Formação pela Escola.
MÓDULO  FUNDEB
Módulo  Fundeb -  Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação
Período: 11/10/ A 26/11/2010 
Número de cursista - 40
Idéias Centrais:
Apontou as responsabilidades dos diversos atores sociais em relação ao Fundeb;
Identificou o processo de formação,  execução e prestação de contas dos recursos financeiros do Fundo; e
Reforçou a importância do Controle Social para essa política pública.
 Módulo Fundeb
Optativo
Carga horária: 40 horas.
Trabalhou:
Histórico do Financiamento da Educação no Brasil até a Constituição de 1988;
Do Fundef ao Fundeb;
Acompanhamento e Controle Social: Conselho do Fundeb
MÓDULO PDDE – PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
Características:
Optativo;
Carga horária: 40 horas;
Período: 02/03/ A 30/04/2011
Número de cursistas: 40
Relaciona cidadania com “acompanhamento e controle social”- execução dos programas.
Objetivo da assistência financeira é a melhora da infra-estrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático e a elevação dos índices de desempenho da educação básica.
O Módulo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) reúne informações básicas necessárias à compreensão desse Programa e de sua forma de operacionalização, de modo a colaborar com as comunidades locais e escolares para o desenvolvimento de projetos participativos, de princípios democráticos, no sentido de promover o desenvolvimento do controle social dos recursos públicos. 

Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
SEMECOL - 4 anos de sucesso e informações! Obrigado pela visita.

Homologação do Processo Seletivo 2017

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº001/PMCOL/2017 – SEMEC

Informativo SEMEC 3

Informativo SEMEC 2012

INFORMATIVO MAIO/JUNHO-2012

Maio
View more documents from gracabt2011.

INFORMATIVO 2 SEMEC

INFORMATIVO 1 SEMEC