segunda-feira, 18 de abril de 2011

MEMORIAL DO PROINFANTIL

O Proinfantil é um curso em nível médio, a distância, na modalidade Normal. Destina-se aos professores da educação infantil em exercício nas creches e pré-escolas das redes públicas – municipais e estaduais – e da rede privada sem fins lucrativos – comunitárias, filantrópicas ou confessionais – conveniadas ou não.
 O curso, com duração de dois anos, tem o objetivo de valorizar o magistério e oferecer condições de crescimento profissional ao professor.
 Com material pedagógico específico para a educação a distância, o curso tem a metodologia de apoio à aprendizagem em um sistema de comunicação que permite ao professor cursista obter informações, socializar seus conhecimentos, compartilhar e esclarecer suas dúvidas, recebendo assim uma formação consistente. 
 Ao final do curso, o professor será capaz de dominar os instrumentos necessários para o desempenho de suas funções e desenvolver metodologias e estratégias de intervenção pedagógicas adequadas às crianças.

 MEMORIAL
E.M.E.I.F.TARSILA DO AMARAL
DATA: 07/04/2011
PC: MARILENE F. LOPES
TR: LUCIA MARIA S. BORGES
AGF COLORADO DO OESTE – RO
 MEMORIAL Nº 2

                O presente memorial tem a finalidade de registrar meu crescimento profissional e algumas práticas que tenho observado em sala.
                Tenho melhorado muito minhas atitudes diante das crianças. Hoje consigo observar nas crianças suas atitudes, receios e tento entender e ajudar na medida do possível. Às vezes a criança tem uma idéia planejada, organizada e nós enquanto professoras, às vezes sem perceber mudamos o desejo da criança. Hoje tenho um olhar mais observador diante delas.
                Essa semana tive uma experiência maravilhosa que me fez refletir sobre tudo isso que citei anteriormente. As crianças tinham em cima de suas mesas o alfabeto móvel, as letras eram de variadas cores e com elas iam construir um crachá com seu nome. Enquanto ajudava algumas crianças, o Adonias disse:- Professora, eu não consigo encontrar a outra letra A do meu nome. Então o ajudei a procurar encontrando logo em seguida uma letra A azul e entregando-a. Ele disse: - Não professora, eu já tenho letra azul, eu preciso de um A amarelo. 
                Então percebi que seu interesse era fazer um crachá com letra colorida. Percebendo essa idéia do Adonias pedi que trocassem de crachá, lessem o nome do colega e citassem as cores encontradas nele. Nesse momento parei e pensei sobre a importância das crianças confeccionarem seus crachás, seus desenhos, criar suas histórias, etc. Fico feliz quando observo algo nas crianças e posso comparar com as teorias já estudadas.
                Os conteúdos dos guias e os estudos nos encontros quinzenais com as Tutoras Lucia e Valdicéia trazem muitas sugestões de atividades diferentes.
                Trabalhei com os alunos o plantio de feijão, onde cada aluno pode plantar alguns grãos e observar seu nascimento e crescimento. Essa atividade foi produtiva, mesmo o feijão não chegando ao seu estado de produção porque as crianças expressaram suas idéias diante do que aconteceu.
                Achei muito interessante a colocação do Diego e do Kevin quando disseram que o feijão é mais forte do que a terra porque consegue empurra-lo para sair debaixo dela e o Kevin disse que as formigas haviam levado os pezinhos de feijão para a casinha delas, porque precisavam guardar comida para o inverno. E assim surgiram muitos outros comentários que mostram o conhecimento de mundo que tem essas crianças.
                Realizei também outras atividades que as crianças gostaram. Uma delas, o terrário, na qual gerou muitas curiosidades e as crianças puderam compartilhar trazendo objetos, insetos, terra para construção deste. Com essa atividade até me surpreendi, porque aconteceram algumas coisas que não imaginava que poderia acontecer; exemplo; as plantas continuarem verdinhas por tantos dias em um ambiente fechado.
                Tudo isso que estou vivendo e aprendendo trabalhando na educação infantil, me faz uma pessoa menos tímida e mais confiante. Por isso não pretendo parar por aqui.


Marilene é cursista do Proinfantil e atua no C.C.I.A em Colorado do Oeste.

2 comentários:

Luciana Pereira disse...

Parabéns a Marilene, pois seu crescimento é visto a olhos nus!!!
Que você continue assim, refletindo sempre sobre sua prática e que você cresça cada dia mais.

Anônimo disse...

Já ouvi falar muito que esse curso Proinfantil é ótimo. Parabéns aí pra professora Marilene!

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
SEMECOL - 4 anos de sucesso e informações! Obrigado pela visita.

Homologação do Processo Seletivo 2017

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº001/PMCOL/2017 – SEMEC

Informativo SEMEC 3

Informativo SEMEC 2012

INFORMATIVO MAIO/JUNHO-2012

Maio
View more documents from gracabt2011.

INFORMATIVO 2 SEMEC

INFORMATIVO 1 SEMEC